terça-feira, 26 de abril de 2016

Coma um arco-íris!

Quanto mais cor tiver a nossa vida melhor, certo?!
Assim deve ser o nosso prato! :)

Nós somos o que comemos!


Os nutrientes não têm cor, mas têm pigmentos que dão cor ao alimento. Normalmente alimentos com cores iguais possuem nutrientes semelhantes, daí a necessidade de colorirmos o nosso prato. Simples?!

Dicas de arco-íris alimentício:

Vermelho: função antioxidante. Contém vitamina A, sais minerais, ácido fólico, potássio e cálcio. Contém também o licopeno que combate o envelhecimento, reduz os diabetes, hipertensões e doenças vasculares. Ajuda a reduzir o risco do cancro da próstata e do pulmão.
Ex. tomate, melancia, maçã, ameixa, framboesa, romã,...

Cor-de-laranja: função antioxidante. Contém betacaroteno (vitamina A) que estimula a visão, uma pele saudável (mantém o bronzeado mais tempo!), fortalece o cabelo e unhas e ajuda a prevenir infeções.
Ex. damasco, mamão, abóbora, cenoura e manga,...

Roxo, preto ou azul: contém antocianina (vitamina B1) que retarda o envelhecimento, neutraliza células cancerígenas, beneficia o sistema nervoso, muscular e cardíaco.
Ex. amora, uva, figo, beterraba, repolho roxo, brinjela,...

Amarelo: grandes aliados da imunidade. As frutas mais cítricas e ácidas são ricas em vitamina C, o qual aumenta a imunidade corporal, logo a resistência às doenças. Além disso têm uma função anti-oxidante que fortalece os ossos, os dentes, tendões e vasos sanguíneos. Ajudam no tratamento à anemia, melhoram a digestão e reduzem a prisão de ventre.
Ex. Abacaxi e ananás, maracujá, laranja,...

Verdes: prdoutos ricos em ferro, fósforo, cálcio, potássio, magnésio, vitaminas A, C, K e a clorofila. Os seus antioxidantes combatem substâncias cancerígenas. Melhoram a função renal e evitam doenças ligadas à obstipação (hemorróidas, cancro do colo, útero e reto).
Ex. espinafre, alface, abacate, ervilha, couve, brócolos, majericão, rúcula,...

Branco: ricos em cálcio e potássio que ajudam na saúde dos ossos, regulação cardiaca, funcionamento muscular e nervoso. Garantem um bom desempenho diário, evitam o cansaço, dores musculares, dores nas articulações e diminuem o stress.
Ex. Leite e derivados, batatas, arroz, cogumelos, couve-flor,...

Castanho: possuem carboidratos complexos que fazem o nosso corpo processar mais devagar promovendo a sensação de saciedade. São ricos em fibras, vitamina E e B. Ajudam na função intestinal e a prevenir doenças crónicas (Alzheimer, cardiovasculares e cancro). Reduzem os efeitos da TPM, pois possuem funções antidepressivas e combatentes da ansiedade.
Ex. oleaginosas e cereais.


Alimente-se de forma saudável e quanto mais variado MELHOR!

3 comentários: