sexta-feira, 29 de abril de 2016

Dar colo ou não dar, eis a questão?!

Desde que a minha filha nasceu, só mesmo se estou com as mãos ocupadas é que lhe nego o meu colo. 
Na primeira consulta de pediatria sai de lá tão triste pensando que era a pior mãe do mundo. Acho que a pediatra da minha filha (que eu adoro!) fez-me um tratamento de choque. Sei lá... devia estar sensível demais naquele dia e as hormonas pós-parto não me ajudaram a fazer a filtragem do que dizia. Tudo porque lhe disse que a minha filha adormecia no meu colo! Ia caindo o carmo e a trindade! Nas consultas seguintes, continuei a dizer que ela adormecia no meu colo, porque era verdade, e ela fartava-se de me avisar que não o devia fazer, que assim ela nunca aprenderia a dormir sem ser no colo, que devia colocá-la no berço ainda acordada para ela aprender a adormecer sozinha, que devia sair do quarto e, caso ela chorasse, voltar até à porta, ou ao berço, se fosse necessário, para ela perceber que não estava sozinha,...
Segui o meu instinto de mãe e... não fiz nada disso... Pensava "ela não vai adormecer no meu colo a vida toda! Vou aproveitar!"
Até ter 1 ano de idade e qualquer coisa adormecia sempre no colo. Eu sentada (claro! Nunca gostei de embalos, ou fazer quilómetros pelo quarto, portanto nunca permiti isso!) com ela ao colo, até ela adormecer. E ela adormecia tranquila. 
Hoje, e já há alguns largos meses, depois de beber leite, salvo raríssimas exceções, ela diz "berço" e não descansa enquanto não a coloco no berço para dormir sozinha. Eu fico na minha cama e ela na sua. Ela adormece tranquila (e, às vezes - muitas vezes - eu também!), embora alguns dias ela leve mais tempo a adormecer que outros. Mas isso é normal!

Vou dar todo o colo do mundo à minha M. porque eu amo e ela quando pede é porque precisa!



Este post foi fruto deste artigo.

1 comentário:

  1. Comigo também foi assim. Eu optei por adormecer a Lara sempre ao colo, até ir dormir para o quarto dela com 12 meses.
    A partir daí dormia e adormecia sozinha.
    Depois, com 18 meses, foi para a caminha e já começámos a deitar-nos na caminha dela até ela adormecer. Esta fase está mais difícil.

    Quanto ao colo, dou sempre que posso. Por mim tanto como pela Lara, que adoro tê-la ao colo. Agora já não consigo pegar nela mais que uns segundos mas, logo que possa, vou voltar a dar-lhe muito colo.

    ResponderEliminar