sábado, 23 de abril de 2016

O melhor sorriso do mundo

Dizem que os dentes são os nossos melhores amigos e é quando eles não nos doem!

O meu problema com os dentes sempre foi "endireitá-los", já que tive a honra deles me saírem tortos. Nunca chumbei nenhum dente e a única intervenção que me foi feita foi de prevenção: massa da cor do dente que, infelizmente, só fiz no maxilar inferior, não tive tempo para aproveitar a promoção - € - para o superior!... Graças a Deus, nunca tive uma única cárie na minha boca e nem uma única dor de dente, exceto uma vez que um dos meus dentes do siso infetou e inchou a minha cara (só queria desaparecer nesses dias!). Mas fora isso, nunca precisei tratar nenhum dente e nem tirar dentes, apesar de 2 ou 3 dentistas quererem fazê-lo. Nunca os permiti! Se estavam bons, porque razão teria eu de os extrair?! Só porque eram "do siso"?! Não achei que fosse um motivo convincente. Optei por mudar de dentista sempre que ouvia falar em extrair dentes.

Da mesma forma que nunca tive problemas de maior com os meus dentes, também por estimá-los muito, muito, pretendo fazer com que a minha filha também não tenha problemas com os seus dentes. Por esse motivo assumo que sou uma mãe chata no que se refere aos dentes. Todos os dias quando enrolo a toalha à minha filha, depois do banho, ela própria já pede, dou-lhe a sua escova dos dentes com pasta (com sabor a morango) e, enquanto a enxugo, ela fica ali a "esfregá-los". Estou sempre a supervisionar e a ajudá-la/ensiná-la como se faz. Às vezes ela não quer, pois quer fazer tudo sozinha, mas não quero saber. Eu obrigo-a. Às vezes ela chora porque não quer a minha ajuda ou não quer fazer como eu digo para fazer, mas eu prefiro que chore por esses motivos do que por levar anestesias para chumbar dentes ou extraí-los. E a lavagem dos dentes piora quando sei que comeu algum doce durante o dia... é um esfregar até mais não... Quero ir ao dentista com ela fazer higienizações e basta. É o melhor para ela. 

Apostar na prevenção em vez de apostar no tratamento. Isso serve para tudo.
A visita ao dentista será para breve, visto que ela já tem os dentes praticamente todos.
Este post nasceu por causa deste artigo.

Sem comentários:

Enviar um comentário