domingo, 24 de abril de 2016

Previna-se pela boca!

"Que o teu alimento seja o teu remédio e que o teu remédio seja o teu alimento."

Sou da opinião que a nossa alimentação é o mais poderoso recurso terapêutico!

Existe 2 tipos de alimentação:
- a ácida (tende a provocar doenças e inflamações)
- a alcalina (melhoram o nosso sangue e protegem o nosso corpo das doenças)

Posto isto, nada melhor que ter uma alimentação alcalina. Concordam?!

Já falei aqui que o GRANDE inimigo do bicho (cancro) é o açúcar branco e é mesmo. Ele está ligado ao cancro não apenas como grande fator causador, mas também como algo que alimenta as células cancerosas quando uma pessoa tem a doença e está a lutar contra ela.

Além deste perigoso alimento deixo aqui outros: bebidas alcoólicas, tabaco, produtos lácteos, carne, café, glúten, bebidas com gás, sumos, bebidas energéticas, alimentos refinados (como pão branco, bolo e massas), chá preto, alimentos gordurosos e carnes processadas.

Deixo aqui algumas dicas que devem inserir na vossa vida já, como prevenção e como arma contra o bicho:

1. Cenoura

Este alimento fornece antioxidantes que retardam o crescimento das células cancerosas, protege o corpo das toxinas e ajuda no tratamento da leucemia.

2. Vegetais Crucíferos
Agora percebem porque como tantos brócolos?! É considerado um super alimento e de pouquíssimas calorias (100gr possuem 36kcal). A couve, os brócolos, o repolho e a couve-flor possuem propriedades anti-cancerígenas por conter fitoquímicos (isotiocianatos).

3. Alho
Perceberam porque adoro alho?!
Ele contem propriedades que reduzem o risco de cancro do estômago, gástrico e outros, além de que reduz o nível de açúcar e glicose no sangue, ajuda no tratamento do colesterol e no tratamento de parasitas intestinais. A ação mais saudável do alho é a sua capacidade de melhorar as condições cardíacas, germicidas e anti-cancerígenas.

4. Gengibre
O gengibre é composto por potássio, magnésio, cobre e vitamina B6. Inibe enzimas 5-LO e sem estas o cancro da próstata, por exemplo, não sobrevivem. Também é eficaz na destruição de células cancerígenas do pulmão e é benéfico em medidas preventivas anti-cancerígenas.

5. Chá Verde
O chá verde contém antioxidantes que têm propriedades quimio-protetoras. Eles inibem células cancerosas. Beber chá verde reduz o risco de vários tipos de cancro (colo-retal, estômago, próstata, mama, fígado, vesícula bilar, pâncreas, pulmão,...

6. Linhaça
A linhaça contém 27 componentes anti-cancerígenos, como por exemplo a Lignina. A semente de linhaça contem 100 vezes mais lignina que os restantes grãos integrais. Protege e evita a formação de tumores (da mama, da próstata, do cólon, do pulmão, etc)

7. Romã
A romã é uma fruta antioxidante, mineralizante e refrescante. O seu consumo ajudam a combater o cancro da próstata e outros e a reduzir as células cancerígenas.

8. Algas comestíveis
As algas marinhas destroem bactérias e estimulam o sistema imunológico. A laminária, por exemplo, contém muitos agentes antibióticos a fucoidina que é responsável por atrasar o desenvolvimento do cancro da mama.

9. Cúrcuma (Açafrão da Terra)
O Açafrão contém substâncias anti-cancerígenas. O principal agente de cura é o curcumina que possui propriedades anti-oxidantes e efeitos anti-inflamatórios potentes.

10. Vitamina D
A falta dela favorece 17 tipos de cancros, como os da mama, próstata e melanoma. Isto acontece porque a substância participa do processo de diferenciação celular que mantém as células como são, ou seja evita que elas se tornem cancerígenas. Além disso, também promove a auto-destruição das células cancerosas!

11. Anona
Esta fruta atua na eliminação das células cancerígenas. É 10 mil vezes mais potente que a quimioterapia. Tem vitaminas C e B6, alguns minerais como potássio, cobre e magnésio e a presença de 2 classes de fitoquímicos: a dos flavonóides e a das acetrogeninas que lhe dão o poder anti-inflamatório e anti-tumoral.

12. Tudo o que for verde e com caraterísticas alcalinas.
Abacate, courgette, cogumelos, cebolinha, pepino, limão, lima, tangerina, mel, kiwi, alface, azeite extra virgem de oliva, cebola, laranja, papaia, salsa, abacaxi, ananás, quinoa, rabanetes, melancia, abóbora,...

2 comentários:

  1. Sem dúvida que uma boa alimentação ajuda a prevenir doenças.


    Isabel Sá
    http://brilhos-da-moda.blogspot.pt

    ResponderEliminar