terça-feira, 24 de maio de 2016

Fiz uma viagem ao passado...

A partir do momento em que entrei pela porta, fui transportada para um século que não conheci, bem lá atrás, onde as senhoras vestiam vestidos compridos, usavam chapéus chiques com penas ou redes, bolsinhas pequeninas numa mão e na outra um leque vindo do Oriente. Os senhores usavam fato e fraque bem engomado, camisa fechada com um lenço e um chapéu. Alguns até eram acompanhados por uma bengala, só para o estilo. Uma espécie de cenário d'Os Maias, mais ou menos... 

Falo da Casa do Campo de S. Francisco, a nova casa de Turismo de Habitação, que foi construída na primeira metade do Séc. XVIII e é um edifício que pertence ao estilo barroco usado em S. Miguel. Podem conhecer a história da mesma aqui.

O estilo, o requinte e o conforto foram uma constante durante toda a minha visita informal, gentilmente permitida e acompanhada por duas simpáticas senhoras, as proprietárias, a quem agradeço toda a amabilidade. Os tetos altos, os contornos em pedra, as paredes brancas, os quadros espalhados por todas as áreas, os lençóis brancos, as colchas a condizer com as cortinas, as peças de decoração de gosto requintado, as casas de banho modernizadas e muito "clean", do jeitinho que eu gosto, os nomes dos quartos minuciosamente escolhidos de forma a condizer com o ambiente existente (Jasmim, Orquídea - são alguns nomes que me lembro), tudo, tudo, tudo pensado ao pormenor para agradar os clientes que escolherem este espaço que irá abrir as suas portas num futuro muito, muito próximo.

A decoração foi pensada ao pormenor, não tenho dúvidas. Cada peça tem a sua própria história, que acredito que as proprietárias tenham gosto em contar a quem tiver interesse em saber, durante a sua estadia. Acredito que aqueles que decidirem passar por aqui vão sentir-se em casa, num ambiente muito familiar, mesmo que se sintam num século que não este. O espaço é tão acolhedor e tão aconchegante que até sentimos pena quando chega a hora de ir embora.

As proprietárias, duas irmãs extremamente afáveis, que dão cor e vida a este espaço, decidiram transformar este local numa casa de habitação enquadrada no âmbito do Turismo de Habitação (estão disponíveis apenas 5 quartos, entre eles 2 suites) que cada cliente irá, com certeza, desfrutar e ter vontade de regressar.

A Casa do Campo de S. Francisco reveste-se de peças seculares, bastante bem conservadas, que podem ser apreciadas durante a sua estadia. E, ao mesmo tempo, tem todo o conforto exigido em pleno século XXI (Ar condicionado, Wifi gratuito, LCD, pequeno-almoço incluído, casa de banho privativa, jardim interior, colchões e almofadas anti-tudo,...). Tudo isto ao seu dispor.

Deixo-vos algumas imagens do que vi e gostei... porque palavras já me falham... as restantes imagens, podem vê-las aqui ou aqui.









4 comentários:

  1. Acho que já passei por este edifício....onde fica?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. De certeza que sim.
      Fica no Campo de S. Francisco mesmo. À frente da Igreja de S. José.

      Eliminar
  2. Olá,Isabel
    Gostava muito,se houver oportunidade,de conhecer por dentro a vossa casa,até pelos laços que nos unem,não só familiares,mas também de amizade das nossas mães,tua avó e tias.Estou em Lisboa,hoje fui visitar os meus tios,e a minha tia que tem 90 anos e já está um pouco baralhada,passou o tempo todo a perguntar se do tempo dela aí ainda havia alguém vivo,referindo-se sempre à tua avó e tias.
    Desejo-vos o maior sucesso com votos de um excelente 2017!
    Beijinhos
    Ana Isabel

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Ana Isabel,
      Irei reencaminhar a sua mensagem às proprietárias do espaço... :)
      Obrigada...
      Beijinhos

      Eliminar