quarta-feira, 29 de junho de 2016

Step 3: o dia que ela decidiu não usar fralda

As mudanças que fiz lá em casa para preparar o desfralde da minha M. não foram feitas de um dia para o outro. Fui fazendo tudo aos bocadinhos: há algum tempo comprei-lhe um bacio sem muitos desenhos e afins, é simples, liso, verde e laranja (e outro para a casa dos meus pais onde ela passa os dias quando estou a trabalhar) para ela se familiarizar com eles lá nos quartos de banho. Outra coisa que fazia com ela era quando ia comigo ao wc (com a frequência de "quase sempre"!) explicava-lhe o que estava a fazer e dizia-lhe que um dia ela também ia usar a sanita como a mãe; num dia troquei o chão da sua zona da brincadeira; noutro substitui o sofá dela; noutro comprei-lhe montes de cuequinhas cheias de bonequinhos que ela adorou e dividi-os entre a nossa casa e a casa dos meus pais; ao aproximar da data que estava previsto iniciar o desfralde, ia referindo que estava quase a chegar o dia dela tirar a fralda... Foi um processo que fui fazendo de forma muito natural e sem alterações bruscas na rotina dela e acho que isso foi muito importante para a fase do desfralde.

O primeiro dia do desfralde aconteceu a 10 de junho...

Quando escolhi as minhas férias deste ano, tirei alguns dias próximos do 10 de junho para realmente iniciar a minha M. no desfralde. Mas, como no aproximar da data, o tempo andou assim meio ranhoso, cancelei as férias pois decidi que já não seria naquele fim-de-semana. Aproveitava o fim-de-semana e a "féria" do dia 13 que não cancelei para ir à festa de Santo António com ela... Mas.... por telepatia ou por se sentir mesmo preparada, no dia 10 de junho, quando tentava colocar uma fralda na minha M., ela dizia que não a queria mais. Ainda tentei algumas vezes, mas ela recusou sempre e nem me deixava colocá-la. E, pronto, nesse dia ela decidiu que já não queria usar fralda e eu não tive outro remédio que não aceitar a primeira decisão "à séria" da minha filha.

O dia, como é natural, correu com alguns percalços. Afinal de contas durante 2 anos e 4 meses e meio ela fez xixi e cocó sempre sem pedir licença, à hora que queria e como bem queria, sem o sentir pelas pernas abaixo. Nesse seu primeiro dia, ver a carinha dela aflita por sentir algo a escorrer pelas pernas, ou por ver o cocó ir embora na sanita e concluir "foi embóia", ou ver a sua carinha feliz sempre que fazia xixi ou cocó no bacio foi muito engraçado...

Restar-me-ão as memórias desta fase que, apesar de "trabalhosa" é verdadeiramente engraçada. Para eles, tão pequeninos, acredito que, não seja muito fácil ultrapassar esta dificuldade. Enquanto pais, devemos dedicar-nos ainda mais aos nossos pequeninos nesta fase, pois tudo corre bem quando é feito com amor e carinho (e, neste caso, com alguma - muita! - paciência!)...

1 comentário:

  1. Muitos parabéns por mais esta fase! :) Também já comprei o material todo mas ainda não consigo convencer a Lara a fazer chichi no bacio.
    E também não estou com energia para começar já... Acho que vou esperar mais um mês e ver como corre. Espero que corra tão bem como contigo. :)

    ResponderEliminar