terça-feira, 16 de agosto de 2016

Banhos imperdíveis a poente

Há um local em S. Miguel que eu adoro pessoalmente. Já sei que vão dizer-me que gosto de muita coisa cá na ilha. É verdade! Sou uma apaixonada incondicional pela ilha onde vivo. Mas hoje quero falar-vos de um spot giríssimo e que vale mesmo a pena visitar: os Mosteiros.
A freguesia dos Mosteiros fica do lado poente da ilha, mesmo lá na pontinha do lado esquerdo, de quem olha de frente para o mapa. Desde que vivo em Ponta Delgada que, pelo menos uma vez no verão vou lá (eu vou sempre mais que uma vez, é verdade!). Enquanto vivia no Nordeste, que fica na outra ponta da ilha, ir aos Mosteiros acontecia apenas quando tínhamos gente de fora, em jeito de visita.
É nesta freguesia que o sol se põe mais tarde (ok que sejam apenas poucos segundos, mas nos fins de tarde de Verão fazem realmente a diferença!) e é onde existem piscinas naturais o mais naturais possíveis. Uma série de rochas, com aberturas entre as mesmas com o mar a convidar a um mergulhinho (ou a um passeio de máscara, tubo e barbatanas para ver os peixinhos!). E há tantas e de tantos feitios. Lembro-me que, por vezes, ia para lá com os meus cães e eles adoravam... Há piscinas naturais vigiadas e outras que não são. Com eles ia sempre para onde não estava ninguém. Era o nosso spot secreto.
Há também uma praia, mas eu, pessoalmente, nunca fui muito fã da mesma, pois normalmente o mar ali está mexidinho e tem algumas pedrinhas no início. Levar com pedregulhos nos tornozelos não é um cenário que me cative muito, então evito lá ir...

Nestas últimas férias levei o meu primo dos States lá para ele poder deliciar-se nas piscinas naturais. Como a maré estava baixa ele não achou grande piada a estar deitado em tantas pedras. Ficamos lá por um bocadinho, só o tempo de eu ir "matar saudades" daquela águinha límpida e super calminha. Estava um dia fenomenal, embora apenas nessa zona da ilha. A água estava literalmente parada, sem ondas, boa de verdade. A minha M. adorou andar atrás das pedrinhas e da águinha, e de ver as conchinhas e as "florinhas do mar" (o musgo). Como para o primo estava a ser uma perfeita seca, cedi e fomos para a praia. Assim eu ficava contente porque tinha ido às piscinas e ele ficava contente porque ia estar deitado na areia. Qual não é o meu espanto quando ao chegar à praia dos Mosteiros, o mar parecia um rio literalmente. As ondas eram mínimas. O sol estava abrasador. A minha M. adorou e quis ir ao mar por 2 vezes (quando é mar ela fica com algum receio de ir à água!). Para não dizerem que estou a mentir, deixo aqui algumas fotos mais que espetaculares desse dia!





1 comentário:

  1. Mais um sítios para a lista de sítios a conhecer. Mas só para o ano que vem. :D

    ResponderEliminar