sábado, 27 de agosto de 2016

Dançar em Retiros sabe bem...

Esta música transporta-me para os famosos Retiros de freguesias...

Para quem não sabe, os "retiros" são as discotecas à la minute que se constroem para as festas religiosas das freguesias. Algumas não fazem Retiros, limitam-se a ter apenas pequenos bares de comes e bebes de petiscos. No entanto, há freguesias que não deixam passar os Retiros de lado e alguns até são tão afamados que é impossível não haver na festa.

O Retiro que mais frequentava era o da festa da Lomba da Maia, terra da minha família materna. Os meus pais nunca gostaram muito que eu fosse lá (nunca entendi bem porquê, porque sempre me soube defender bem!), mas nos passeios que dava pela festa com as minhas primas e irmão, ao passarmos no Retiro, se tivesse a dar uma música gira (às vezes não valia a pena!) entrávamos e dançávamos aquela musiquinha (o meu irmão é que nunca ia muito à bola com isso, mas lá ia ele de arrasto! São sacrifícios que se fazem pela família!) e saíamos para terminar a ronda da festa, sem que as nossas mães, que passavam a festa no balcão à espera que passássemos, percebessem que tínhamos entrado no Retiro. Faz parte! :) Ao retiro da Lomba da Maia, já grande, continuei a ir, sempre que tinha companhia (e sempre que não tinha nada melhor para fazer!), mas nunca mais foi aquela coisa entusiasmante que era quando era pequenina... :) 

Depois, mais tarde, e por o meu namorido ser de Ponta Garça, onde a festa é rija, como já disse aqui e aqui - dura à volta de 10 dias - comecei a frequentar também o retiro deles. Muito mais evoluído que o da Lomba da Maia e o das minhas memórias. Enquanto que o da Lomba da Maia era (agora já não é! É numa garagem de uma casa!), muitas vezes, construído com madeiras e conteiras, o da Ponta Garça, que também já foi feito de madeira, é, hoje, uma tenda montada. Este ano estive lá perto com a minha M., mas o som estava péssimo (demasiado alto) para os ouvidos da minha pequenota. Ficamos nas proximidades a dançar um bocadinho... :)
Foto tirada no Retiro da Lomba da Maia, em 2011, o namorido e a prima B., ainda pequenina...
(a qualidade da imagem deve-se aos movimentos rápidos que estavam a fazer enquanto dançavam...)


Sem comentários:

Enviar um comentário