segunda-feira, 29 de agosto de 2016

Fui alvo de clonagem e roubaram-me!

Há coisa de 1 ano e tal, antes da primeira viagem da M., fui ao meu banco e pedi um cartão de crédito. Uso-o exclusivamente para a compra das minhas passagens aéreas e alguma compra online de vestuário ou coisas do género para a minha filha. Por isso o plafom do mesmo é baixo. Como não tenho viajado, o que gasto no cartão é irrisório. 
Outro dia estava eu, calmamente, a ver o meu extrato de conta do mês passado, quando me deparo com o pagamento automático para o cartão de crédito no valor de 908,57€! O meu primeiro pensamento foi de que o banco teria retirado aquele montante e depois voltaria a colocar, como atualização, mas não muito segura, enviei um email à minha gestora de conta para ela me explicar o que era aquilo (é que sou assim meio burrinha nessas coisas e ela sabe!). Ela envia-me um extrato com a indicação de que tinha sido saldado aquele valor por causa de uma compra online neste site. Entrei em pânico quando entrei no site e concluo que nunca o tinha visto nem mais branco nem mais preto... E agora?! Ia ficar sem o meu dinheiro?! É que são sempre 900€!!!!
Fui logo de caminho ter com ela para resolver a minha questão. Criei um processo de fraude e, disse-me ela, que o meu cartão deve ter sido clonado algures e por isso fui roubada. Mas disse que não me preocupasse porque iria reaver o meu dinheirinho em uma semana! Fiquei bem mais aliviada, mas muito mais reticente em fazer compras online...

2 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  2. Por causa de tantas dessas histórias nunca fui fã de ter cartão de crédito (pode até ser cisma minha mas.... No entanto já tive uma vez (quando entrei para a universidade pois tínhamos que ter uma conta e cartão para podermos pagar a bolsa e eles ofereceram a adesão ao cartão por uns meses e lá disse que sim para experimentar lol) e acho que só o usei 3 vezes e por isso desisti passado 1 ano.
    Acho sempre muito mais seguro fazer o MBNet pois o sistema cria sempre dados que só podem ser usados 1 única vez e defines o montante. 
    Sou fã n¤ 1!! No entanto só é utilizável para pagamentos em PT (acho que ainda não mudou).
    Mas também tens a opção do PayPal que muita gente diz que é mega seguro ;)

    ResponderEliminar