terça-feira, 30 de agosto de 2016

O avô Sousa faz anos hoje, na terça-feira da festa, como ele gostava...

Ele tinha os olhos mais azuis que eu já vi na minha vida! Eram azuis da cor do céu, em dia lindo de sol. Eram tão lindos... Em 2004 fecharam-se pela última vez, sem que ninguém estivesse à espera desse desfecho... Foi um choque, foram 2 dias de muita tristeza, mas tivemos de lhe dizer adeus...
Ele era alto, imponente! O único que herdou essa postura foi o neto mais velho. A postura e o dedo mindinho. Mas a cor dos olhos ninguém herdou... Teve 2 filhas, 6 netos, e à altura do seu adeus, 1 bisneto (o único com os olhos claros, mas não são azuis!). Hoje, se fosse vivo, teria mais 3 bisnetos... A família cresceu, mas nunca ninguém o esqueceu...
Ele adorava fazer anos! Calhava sempre na altura da festa da Lomba da Maia, umas vezes mais cedo, outras mais tarde, mas quando calhava na terça-feira da festa (tipo este ano) é que era o expoente máximo da felicidade para ele, pois tinha a sua família toda junta: se calhar das coisas que mais gostava... Fazer anos para ele significava a alegria de estar vivo mais um ano e agradecer por essa oportunidade ("Não é para todos!" dizia ele) - um ensinamento que me deixou e que tento cumprir à risca: sentir-me feliz quando faço anos...
A terça-feira da festa é sempre assinalada com o ajuntamento das famílias na Lomba da Maia. Antigamente fazíamos um cozido nas Furnas, íamos à praia da Ribeira Quente e almoçávamos numa das mesinhas à volta da Lagoa. Hoje, nem todos estão de férias, nem todos têm a mesma mobilidade, mas todos desejam o mesmo: jantar em família. Assim se mantém a tradição...
Casou e, passado poucos anos, emigrou para o Canadá muitos anos... Viveu em Vancouver! Lá sei que pescava trutas enormes e trabalhava nos caminhos de ferro (se não me engano!)... Regressou para ficar pouco antes da minha mãe casar. Ela nunca teve aquela ligação chegada com ele, criada pela ausência, mas sei que sempre gostou dele...Era o seu pai!
Cá ele era agricultor. Tratava do seu quintal, do quintal de um amigo e também da sua terra onde tinha uma vinha e macieiras que davam umas maçãs tão boas, a que chamávamos pêros, e com as quais a minha avó fazia uma tarte de maçã divinal. Não havia um fim-de-semana que não trouxéssemos algo para casa. Eram batatas, feijão verde, cebolas, uvas, tomates, pepinos, abóbora, alhos, couves, limões, feijões vermelho e branco, pêros, ameixas... de acordo com a estação de cada um!
Lembro-me que adorava dançar... Lembro-me de, às vezes, juntar-me a ele e dançávamos valsa (a sua preferida), enquanto ele cantava a música. Isto aconteceu muitas vezes... 
Lembro-me também do dia em que fez 50 anos de casamento... Todo ele era alegria! Ele estava feliz (muito mais que a minha avó, que sempre foi muito comedida nas emoções!), sorria, tirou montes de fotografias sempre a sorrir, queria dar muitos beijinhos à minha avó, mas como ela é uma mulher recatada, não queria essas intimidades em público! Juntamos a família toda. Foi um dia verdadeiramente especial, tão especial como foi o casamento deles. Sei que foram felizes. Apesar dos anos que estiveram afastados, sempre me lembro de os ver juntos e em concordância um com o outro. 
Não havia ida à cidade de Ponta Delgada ou Ribeira Grande que ele não nos trouxesse uma queijada de nata ou um Twix (para mim, porque ele sabia que eu gostava!). Ainda hoje pela festa, a minha avó encomenda sempre queijadas de natas (as suas preferidas) e distribui pelas filhas (e os netos/bisnetos também comem) em honra dele. Elas sabem sempre bem, se calhar tão bem como a existência dele nos sabia a nós!... Hoje ele só existe na nossa memória, mas o amor que sentimos por ele permanece vivo em cada um de nós... Saudades são muitas... 
Hoje é terça-feira da festa, avô, e hoje fazes anos! 96 anos... Podias muito bem estar aqui connosco neste teu aniversário... Vamos reunir a família porque assim a tradição o exige!... 

2 comentários:

  1. emocionam-me as histórias de amor! Imaginei a festa dos 50 anos de casamento! Beijinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Realmente foi uma festa linda onde o amor reinou e quando assim é, só pode ser mágico! :)

      Eliminar