segunda-feira, 17 de outubro de 2016

A minha relação com o Benfica

Sempre estive muito ligada ao futebol, fruto do envolvimento do meu pai a este desporto, como treinador, dirigente,... (saiba mais aqui!)
Sou Benfiquista desde que me lembro que sou gente. Toda a minha família é, do lado do meu pai e do lado da minha mãe, exceto alguns dos meus primos. Lembro-me do meu avô Sousa (materno) estar a ver o Benfica jogar na televisão e a ouvir o relato ao mesmo tempo em altos berros na rádio. Nunca percebi bem essa teoria, mas ok... O meu pai é Benfiquista e a minha mãe também. O meu irmão é igual. "O mundo adormece", diz o meu irmão, "quando o Benfica joga", pois para ele tudo para. Não combinem nada com ele em hora de jogo que se ele puder fica mesmo a ver o jogo.
Eu nunca fui assim, mas lembro-me que em pequenina tinha aquelas cadernetas do Benfica e colecionava os cromos. O Shéu foi o meu primeiro "namorado" do Benfica! Lembro-me de, em pequenina, talvez com 5/6 anos, dizer que ele era o meu namorado. Mais tarde, talvez a partir dos meus 12 anos eu seguia à risca os jogos quer do Nordestinho, quer do Benfica. Cheguei a fazer músicas para a claque do Nordestinho, que era eu e mais meia dúzia de pessoas (eu, a minha mãe, algumas esposas e irmãs dos jogadores).
Por volta dos meus 15 anos comecei a gostar muito (mesmo muito) do Rui Costa. Não por ser giro e tal (até nem o achava muito giro!), mas pela pessoa que demonstrava ser: humilde, amigo da família, lutador, com muita força,...). Seguia o seu percurso futebolístico e pessoal/familiar. Hoje o filho mais velho dele, Filipe, faz anos (nem sei bem quantos), mas lembro-me perfeitamente de ter seguido a reportagem do nascimento dele que saiu dias mais tarde na revista Nova Gente. Tinha inclusive um dossiê onde colava recortes do jornal do Nordestinho, do Benfica e do Rui Costa. No meu quarto tinha um poster dele gigante.
Um dia, decidi escrevê-lo a pedir-lhe um autógrafo. E ele respondeu-me de forma personalizada! Contarei mais tarde esta aventura... :)
Mais tarde, no verão de 1996, tinha eu 18 anos, toda contente que ia estudar em Lisboa e ia ver muitos jogos e treinos do Benfica para, finalmente conhecer o meu ídolo, quando sai a notícia de que ele ia jogar no Fiorentina... fiquei triste, mesmo triste... Acho que tive ali uns dias que estava incrédula e seguia todas as notícias sobre a saída dele, na esperança de haver um desmentido... Foi o dia em que comecei a, inconscientemente, desligar-me do futebol e do Benfica.

Mas, eu ainda sou benfiquista e serei para sempre! :)



2 comentários:

  1. Uma história muito parecida com a minha, sendo que o meu herói foi o Figo. Por causa da sua mudança para o Barcelona, passei a ser do Barcelona.

    Beijo e boa semana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois também comecei a ser adepta do Fiorentina! Ahahahah... Mas também gosto muito do Barcelona, mas apenas pela cidade que quero visitar um dia destes... :)
      Beijinhos e boa semana para ti também... ;)

      Eliminar