quinta-feira, 23 de fevereiro de 2017

O Carnaval em Ponta Delgada e em Lisboa...

Depois de sair do Nordeste, o Carnaval já não teve o mesmo sabor. Acho que andei meio "perdida" por aí à procura de me encontrar com o verdadeiro espírito de Carnaval.
Para ajudar à festa, quando entrei para a Universidade, a época de frequências calhava exatamente no mês de fevereiro (quando normalmente é o Carnaval) o que me fazia não festejá-lo de todos, exceto os últimos 3 anos em que já não tinha frequências.
Em Lisboa, o Carnaval quase nem é sentido... é apenas mais um "feriado"... Mas sempre tinha ouvido falar bem do Carnaval de Torres Vedras e, na primeira oportunidade, foi para lá que fomos eu e alguns amigos. Aquilo é uma verdadeira folia! São milhares de pessoas todas (mesmo todas!!!) fantasiadas nas ruas até de manhã, com música de Carnaval de várias frentes, de vários bares e botequins, pessoas felizes, a sorrir... Finalmente encontrei o meu mundo carnavalesco! Nem estávamos lá muito fantasiadas... Lembro-me que eu e a minha amiga vestimos umas calças pretas, a camisa branca do traje académico, a capa do traje académico e pintamos a cara de branco com partes pretas, uma espécie de "corvo" (do filme!).... O único ponto negativo desse Carnaval foi a treta da tinta que tínhamos na cara que chateou para sair quando terminou a noite. 
Noutro ano fomos vestidos de índios e noutro de indianos... Foram Carnavais muito divertidos e um dia quero voltar ao Carnaval de Torres.
Em Ponta Delgada a tradição carnavalesca passa pelos bailes de gala um pouco por toda a cidade, sendo os do Coliseu os mais afamados e antigos e, na terça-feira, pela Batalha das Limas, às quais nunca participei. Nesse dia vários camiões carregados de sacos de plástico cheios de água (antigamente eram mesmo limas) e de várias pessoas "lutam" uns com os outros na batalha de quem leva com mais água! Eu costumo ir assistir somente... Não gosto de ficar com nódos negras...
Aos bailes de Carnaval do Coliseu cheguei a ir um ou outro ano e sempre que fui senti-me uma princesa (vale tudo: vestido novo, cabeleireiro, manicure, sapato,...)... Se ir ao coliseu é um habitué, então não é necessário vestido novo,... vamos rodando pelos que já existem... É sempre uma forma de não nos sentirmos princesas tão "falidas"... Um dia sou capaz de voltar...

Sem comentários:

Enviar um comentário