quarta-feira, 22 de fevereiro de 2017

O Carnaval na minha infância...

Eu adoro o Carnaval! É, se calhar, depois do Natal, a festa que mais gosto. Se calhar porque gosto também muito do Brasil e o Carnaval faz-me lembrar o Brasil... Do Carnaval confesso que já gostei mais, mas agora com a minha M. dá-me mais motivação para gostar e fazê-la gostar também. 
É a alegria que se vive nestes dias, a música brasileira que conhecemos há séculos e nos fazem ter vontade de dançar e nunca parar, a oportunidade de nos fantasiarmos do que quisermos (e do que o dinheiro permitir), é a época em que podemos dar asas à imaginação na criação de fatos novos. 
Lembro-me de em pequenina ir para os bailes de Carnaval que se faziam no Clube Desportivo de Santo António Nordestinho. Era sempre para lá que íamos. Era tão divertido! Fantasiava-me sempre e dançava a noite inteira.
Lembro-me de ir fantasiada para a escola e de achar imensa piada! Acho que a primeira vez que me fantasiei foi de coelho. Não me lembro, mas tenho uma foto bem fofinha de coelhinha na casa da minha vizinha.
Noutro ano foi de bebé e nesse ano fomos pelas casas das pessoas (uma tradição muito antiga lá da freguesia que acho que já nem se faz). As pessoas tinham de adivinhar quem estava por detrás dos disfarces. No nosso grupo era fácil identificar pelo menos 2 deles (os meus pais!!!), visto que eu ia com eles e, ao contrário deles, não tinha a minha cara tapada. 
Outro ano foi de palhaço, com um fato que a minha mãe mandou fazer. Era vermelho e tinha uns recortes em formato de flor a branco e preto. E tinha uma gola branca e preta tipo a do Pierrot. Usei esse fato muitos carnavais, quase até o fato me servir (na foto que coloco aqui no post podem ver que o fato já vai a meia perna!).
Lá pela altura do 3º ciclo a minha mãe comprou-me um fato numa loja - o meu primeiro. Nunca percebi bem aquilo o que era, se uma flor, se um sol, se um girassol. Era amarelo e vermelho (em cores muito vivas) e tinha um chapéu que parecia ser um sol, mas também podia ser um girassol, ou outra flor qualquer... Bom a verdade é que também esse vesti anos seguidos afins, mas não tenho nenhuma foto, por incrível que pareça!!!

No Nordeste, mesmo na altura, os únicos desfiles que haviam eram os que eram organizados pelas escolas, pelo que só enquanto estava na escola primária é que participava. Hoje é que já existem os desfiles em grande. Bom é realizado apenas um na vila num dos dias (acho eu!) e engloba as freguesias todas do concelho. É uma coisa mesmo de valor...
Na altura e acho que agora também, o Carnaval vive-se mais nos bailes!... Lá ia a freguesia quase inteira para os bailes do clube! Apesar das pessoas todas não aderirem à fantasia, eu e mais meia dúzia (que por acaso eram todas da mesma família e cujo espírito de união e festivo aprecio ainda hoje) é que alinhávamos na brincadeira... Apesar de sermos pouquinhos éramos felizes e divertíamo-nos à brava!
Obrigada por terem o tal espírito!
Vivam o Carnaval em pleno, pois o Carnaval é uma festa!...

Sem comentários:

Enviar um comentário