segunda-feira, 5 de junho de 2017

Desafio 52 semanas #23: Coisas que me incomodam no mundo contemporâneo...

Esta semana o desafio é dizer o que mais me incomoda no mundo contemporâneo e, acreditem, que existem hoje em dia coisas que me irritam mesmo...

- Humilhar alguém.
Hoje vale tudo. É ao vivo e a cores, nas escolas, no trabalho, na rua, nas redes sociais. Já não há respeito por quem é mais velho ou mais fraco. O pensamento é "eu sou melhor que tu e mais nada".

- Lixo pelo chão ou vandalismo.
Isso irrita-me profundamente. Porque não deixar o ambiente limpinho, as coisas direitinhas?! Não percebo qual é a piada de destruir coisas. Qual é a piada de deixar lixo no chão?!

- Egoísmo das pessoas.
Hoje em dia reina o "EU" e os outros que se lixem. Porque não pensamos nos outros, no que ele pode estar a sentir com as nossas atitudes/palavras?! Colocar-se no lugar do outro é a melhor forma de conseguir abandonar o egoísmo.

- Ter 20 mil chefes para um departamento só.
Hoje em dia isto é muito comum em todos as empresas. Existe o coordenador, depois o coordenador do coordenador e ainda o coordenador do coordenador do coordenador... As pessoas trabalhadoras deixaram de ter autonomia e, para resolver um problema, têm de pedir autorização a 1001 outras pessoas... Até há bem pouco tempo atrás o meu pai, que regressou ao mundo de trabalho, queixava-se disso e eu achei piada pois nunca conheci outra realidade que não esta...

- Que a imagem valha mais que o interior da pessoa.
Irrita-me quando as pessoas valorizam mais a imagem do que a pessoa em si. Eu sou muito descontraída e visto-me da forma como me sinto bem e confortável. Detesto perceber que alguém me olha da cabeça aos pés só para ver o que tenho vestido, o que calço... Eu sou assim, descontraída e não devo nada a ninguém... Sinto-me bem assim e sou feliz assim!

- Crianças que viram adultas antes do tempo.
Já falei de um exemplo aqui, mas incomoda-me quando vejo crianças de 12/13 anos, por exemplo, preocupadas com aquilo que vão vestir e se condiz ou não com o verniz das unhas ou com o batom que estão a usar. Crianças que combinam saídas noturnas com amigos e ficam por aí sozinhas. Eu, com 14 anos, ainda brincava com bonecas e vestia roupas super confortáveis... Sei que os tempos são outros, mas vou fazer de tudo para que a minha filha tenha a sua infância plena...

- Injustiças sociais.
A história do homem que espera julgamento em liberdade por ter sido acusado de tentar violar uma menina de 11 anos e, embora a tenha batido violentamente (causando traumas físicos e emocionais), só não o conseguiu porque a menina foi encontrada atempadamente.... Em liberdade?! Por em risco outras pessoas/outras crianças?!

- A falta de confiança que se instalou.
Hoje, infelizmente a "confiança" é um sentimento muito difícil de oferecer a qualquer pessoa. Somos traídos pelos que nos são mais próximos e chegamos à conclusão de que poucas são as pessoas merecedoras da nossa confiança.


2 comentários:

  1. Olá Vera, todas as coisas que referes estão também na minha lista mas identifico-me muito com a questão da imagem. Também sou muito descontraída e já me senti bastante julgada por isso, agora não ligo nenhuma. :P

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu também não ligo, mas chateia-me e fico triste por perceber que prioridade fútil as pessoas têm...

      Eliminar