quarta-feira, 18 de outubro de 2017

Conhecemos o Sr. Teimoso e... ficou amigo dela!!!

Falei aqui que um dia disse que havia um Sr. Teimoso, numa tentativa de "dobrar" a minha filha quanto às suas teimosias que, como qualquer criança, tem.
Às vezes ela perguntava-me como era o Sr. Teimoso... Disse-lhe que tinha barbas e cabelo grande. Usava chapéu, camisa xadrez de verde e preto, calças de ganga e botas. Estava sempre todo sujo e mal cheiroso porque não se lavava. Andava numa carrinha de caixa aberta à procura dos meninos teimosos. Levava-os para a sua casa e obrigava-os a fazer as tarefas domésticas e a limpar as suas roupas e botas que estavam sempre cheias de cóco. Quando ele via que as crianças já não eram teimosas, ia levá-las a casa. Mas até lá ficavam sempre com ele.

Durante as festas da Lomba da Maia, havia lá um senhor que apesar de não andar sujo, tinha as mesmas características do Sr. Teimoso e também andava numa carrinha de caixa aberta. Disse à minha M. "Olha o Sr. Teimoso é aquele!"... Ela à porta da casa da sua bisavó, espera por ele, que estava a subir a rua a pé e, pergunta-lhe corajosamente (sem medo nenhum mesmo!) "Como te chamas?!". Ele, muito surpreendido por ela estar a falar com ele, diz "Eu?! Chamo-me Tiago."... E ela diz-lhe adeus com um sorriso na cara. O amigo dele diz, em tom de piada "Não é o Pai Natal!!!"... Ahahahah, mal sabe ele que ela pensava que era bem pior que isso!!!
Entra em casa toda feliz a dizer que tinha falado com o Sr. Teimoso!!! E eu a pensar "Pronto, lá se foi o medo do Sr. Teimoso!"... E ela, cheia de interrogações, diz: "Mãe, mas o Sr. Teimoso chama-se Tiago e não estava sujo!"... Disse-lhe: "Oh filha, claro que ele não vai dizer que se chama Sr. Teimoso... o nome dele é Tiago, como tu és Matilde, mas todos o conhecem como Sr. Teimoso. Ele não estava sujo porque os meninos teimosos que estão na sua casa limparam a roupa dele para ele poder vir para a festa...!" - Tive de manter a história, porque preciso dela ainda, mesmo até apesar dela não ter medo nenhum do Sr. Teimoso... 

Nem vale a pena dizer que sempre que se cruzavam, diziam adeus um ao outro e trocavam sorrisos... A minha M. ganhou um novo amigo...
(O verdadeiro Sr. Teimoso não é este, mas é o mais aproximado possível...)

Sem comentários:

Enviar um comentário