terça-feira, 10 de outubro de 2017

Os amigos partilham...

Penso que todas as crianças, quer sejam filhos únicos ou não, passam pela fase de não querer emprestar os seus brinquedos aos outros meninos, ou de quererem sempre (sempre!) o brinquedo que o outro tem... Se os vossos filhos não passaram por esta fase, a minha filha passou e às vezes ainda passa por isso... É, digamos, uma questão que tenho vindo a trabalhar com ela há uns tempos... A conversa é sempre a mesma "Os amigos partilham" para ela perceber que se quer brincar com os brinquedos dos outros também tem de emprestar os seus.... Não é, de todo, uma tarefa lá muito fácil, principalmente quando a outra criança não quer emprestar o seu brinquedo, depois de todas as teorias psicológicas aplicadas. E ela, com ar aflito, olha para mim e repete apenas "Mãe, os amigos partilham, os amigos partilham, não é?!", como que a pedir socorro, como resolvo este problema deste menino/a não querer emprestar o seu brinquedo, como eu emprestei o meu...

Claro que a coisa complica ainda mais quando uma ou ambas as crianças estão com sono...

1 comentário:

  1. É complexo... A Lara ainda tem muito essa dificuldade, principalmente com a irmã.
    O que lhe digo sempre é que é bom partilhar com os amigos e que somos mais felizes quando partilhamos. mas, nem todos os meninos são iguais e temos que respeitar opções diferentes (é complicado fazê-los perceber esta parte se até a nos faz confusão, pelo menos a mim). Digo-lhe sempre que é muito triste brincar sozinho quando existem amigos perto de nós para brincar connosco. Digo-lhe sempre que brincar com um amigo é 1000 vezes melhor que brincar sozinha com todos os brinquedos do mundo. Mas, ainda assim, ainda tenho muita dificuldade em fazê-la partilhar (principalmente com a irmã).

    Carla www.vinilepurpurina.com

    ResponderEliminar