segunda-feira, 12 de março de 2018

Um problema de longa data!

Não gosto de manteiga! Não gosto mesmo! Exceto quando ela vem numa torradinha quentinha e ela vem derretida, em pouca dose. A minha filha nisto é igual a mim... Ultimamente tem pedido "torrinha de bolo lêvedo com manteiga espalhada". Não gosto de manteiga porque recordo-me do cheiro que os meus amigos de escola tinham. Antigamente comia-se manteiga a torto e a direito. Eles cheiravam a manteiga nas mãos, na cara, na roupa,... aquilo dava-me voltas ao estômago...
Quando andava na escola pedir uma sandes era uma tarefa árdua, porque sempre que pedia uma sandes de queijo ou de fiambre, ou até mista (de queijo e fiambre), vinha sempre com kilos de manteiga misturada. Ora, se eu pedia sandes de fiambre, era para ser só com fiambre. Não percebo a dificuldade da quuestão! Piorava quando me diziam que só tinham aquelas e eu tinha de estar ali a tirar os kilos de manteiga que tinha lá dentro do pão...
Só em Lisboa fui encontrar sandes de queijo e sandes de fiambre como devem ser feitos - sem manteiga! Se o cliente quiser manteiga que peça, até porque é bem mais fácil colocar manteiga no pão do que tirá-la de lá! Digo eu...
Isto tudo porque há pouco tempo fui tomar o pequeno-almoço a um sítio perto do trabalho e pedi o menu que vinha uma meia de leite com um pão rústico com manteiga. Como não gosto de manteiga, peço sempre que torrem o pão e assim já consigo comer com manteiga... Quando me trouxeram o pão ia literalmente morrendo com a piscina de manteiga que vinha em cima do pão!!! Andei ali feita louca de guardanapo a limpar a maioria e nem consegui grande espingarda... Para a próxima tenho de alertar que é só um BOCADINHO de manteiga... 
.
(A foto não foi esta, mas podia ser, pela quantidade de manteiga que o pão trazia...)

Restauração Açoriana: nem todos os açorianos gostam de manteiga, por isso convém que uma sandes de fiambre seja mesmo apenas e SÓ uma sandes simples de fiambre. O mesmo acontece com as sandes de queijo e com a pasta de chouriço (não é preciso gastar um pacote inteiro de manteiga para fazer a pasta, ok?!)... Estamos entendidos?!

2 comentários: